5 Dicas para cuidar de Orquídeas

0
113
visualizações

Cuidar de orquídeas é  mais fácil do que parece a primeira vista. O mais importante é  saber quais as necessidades de clima, iluminação, substrato e regas da especie que você pretende plantar e, assim, reproduzir da melhor maneira possível seu habitat natural.

As Orquídeas são as mais belas flores existentes, e para mante-las sempre bonitas e saudáveis, basta seguir alguns cuidados básicos e você terá sempre a companhia de belas flores.

  1. Vasos – Se possível sempre troque os vasos de plástico pelos de barro que são os ideais para as orquídeas pois são mais porosos e drenam melhor a água.
  2. Regas – Aqui o menos é mais. As orquídeas não gostam de muita água, pois suas raízes podem apodrecer e com isso aparecerem fungos. Deve-se regar quando notar que o substrato estiver seco.
  3. Luminosidade – O ideal é uma iluminação natural difusa ou o sol da manhã.
  4. Adubação – É sempre bom dar uma atenção especial a adubação, procure adubar sempre conforme as instruções do produto, nunca coloque adubo a mais que o indicado, pois isso pode acarretar até a morte da planta.
  5. Esterilização – Sempre esterilize as tesouras antes de podar as suas orquídeas, pois são plantas muito frágeis à contaminação por micro-organismos.

E uma dica extra: Procure colocar plaquinhas identificando suas orquídeas, anote o nome da espécie e a data da última floração. Isso vai facilitar nos cuidados e na hora da adubação.